segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

24 de janeiro  - Dia Nacional dos Aposentados


Aposentados, de acordo com o Aurélio:
Aposentar: 1. Conceder reforma ou dispensa de serviço a; 2. Pôr de parte, de lado; 3. Deixar o serviço, ou atividade, com direito a um vencimento.
Aposentadoria: Estado de "inatividade" de funcionário público ou de empresa privada após certo tempo de serviço

E Por que dia dos aposentados?
O dia 24 de janeiro foi escolhido Dia do Aposentado porque nesta mesma data no ano de 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, instituída pela Lei 6.926/81. Um marco na histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal. A lei tinha por objetivo criar a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro existentes. A partir daí, sucessivas leis e decretos foram editados, mas sempre atendendo a setores específicos. Por isso, a data que representa a luta geral dos trabalhadores ficou marcada pela Lei Eloy Chaves. Nesse dia também é comemorado o Dia da Previdência Social. Segundo dados do Minsterio da previdência social, o Brasil tem cerca de 27.046.650 aposentados e pensionistas, regidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Fugindo a definição do nosso querido Aurélio, definição para a palavra aposentar seria: 1. direito adquirido de sossego profissional; 2. entrar na fase da vida em que se é OBRIGADO a ser feliz!; 3. certificado vitalício de experiência.
Após a “fase de escravidão”  da vida toda, o ritmo de vida é outro. O idoso tem direito à vida, respeito, saúde, direito de viver preferencialmente junto à família, ser cuidado e cultivado com carinho, dançar muito, viajar, fazer coisas que dêem prazer, sobretudo: SER FELIZ!


“Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?“ (Confúcio)

Fonte:http://www.prodam.sp.gov.br/idososp/direito.htm
           Imprensa - SINPRO-DF

Caroline Feitosa
Fotos by google

2 comentários:

  1. Gostei do Blog!!!

    http://leia-atentamente.blogspot.com/

    Visite o meu também!

    Já estou seguindo!
    Quem sabe não acontece uma parceria?

    George

    ResponderExcluir
  2. Bom saber, comemorar todo o ano com uma festa/protesto em frente ao INPS (nem sei se existe essa desgraça ainda, enfim).

    Seguindo!

    F.

    ResponderExcluir